19 de nov. de 2008

Quando acabar, o maluco (não) sou eu.

JULIANA COISSI da Folha Ribeirão
O "chá do Santo Daime", originário da Amazônia e empregado em rituais religiosos, tornou-se a base de uma pesquisa inédita bem-sucedida da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto para tratar pacientes com depressão.
O projeto-piloto foi feito com duas mulheres com problemas crônicos de depressão, que tomaram uma dose do chá e relataram melhora imediata. A idéia agora é estender o estudo para 60 pacientes, com dosagens repetidas. Os pesquisadores querem descobrir se a ayahuasca --espécie de chá com efeito alucinógeno feito a partir de um cipó e um arbusto originários da Amazônia-- pode substituir os antidepressivos.
Depois de a Universidade Federal de Santa Catarina fazer pesquisas com camundongos, a USP testou o chá nas duas mulheres na faixa dos 50 anos que têm sintomas como perda de apetite, desânimo e choro.
Elas tomaram 200 ml (um copo) da bebida e ficaram em observação por três dias. "No mesmo dia as pacientes já estava melhores, e no segundo dia diziam que não estavam mais depressivas, que as cores da vida tinham voltado", disse Jaime Eduardo Hallak, professor do Departamento de Neurociência e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina da USP.
Após três dias, foi ministrado às pacientes antidepressivo comum, "porque ainda não há evidências do efeito permanente da ayahuasca". "Mas elas acharam a experiência positiva e disseram que gostariam de tomar mais." O médico agora aguarda nova autorização do Comitê de Ética do HC de Ribeirão para ministrar o chá a 60 pacientes em doses repetidas e em intervalos pequenos.
Na opinião de Hallak, é possível que o chá amazônico venha a se tornar uma arma contra a depressão. "Eu acredito que é possível formular um medicamento com o chá. Se não diretamente com a estrutura da molécula presente no Santo Daime, algo muito próximo."
A ayahuasca contém duas substâncias --harmina e dimetiltriptamina. A harmina é uma espécie de antidepressivo, mas o que causa o efeito imediato é a dimetiltriptanima, que gera o equivalente a um banho de serotonina no cérebro.
O segredo do Santo Daime, diz Hallak, está na rapidez: o efeito é mais imediato, por exemplo, do que tomar um comprimido de antidepressivo.

10 comentários:

Anônimo disse...

Como será feita a inscrição, ando meio depressivo.

Anônimo disse...

Hallak = Xamã



Pois o mau do mundo é a Pala!

Anônimo disse...

QUERO VER QUEM VAI ME CHAMAR DE MALUCO AGORA! A USP ASSINA EM BAIXO

Anônimo disse...

marihuana é bom também... são as plantas de poder.
ahuHAUhaU

Anônimo disse...

Qualquer coisa ligue pro XAMÃÂÂÂÂÂÂÂ!!!!!!!!!

Anônimo disse...

custa R$50,00 o litro... e esses 200ml que citam na reportagem é muita coisa... esse Daime usado na pesquisa nao deve ser tão apurado. De um Daime apurado 50ml são o suficiente pra uma sessão espiritual, psicoterapia.... ou um play.


Ass: *Banisteriopsis Caapi*

Marcelo disse...

Ayahuasca é um vinho, não chá como dizem.

Lestat disse...

Alguém levou o post bem a sério. Talves seja a minha fonte...rs.

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

E aí Lestat!!! Tri campeão hein?!?!?! Hahahahaha. Colorado, rumo a mais uma conquista Internacional.

Anônimo disse...

TRI-TRI-TRI E HEXACAMPEÃO. E ai Suino (com trocadilho palmeirense, "faizfavô") Sumiu? Não vejo mais suas criticas ao São Paulo. O que aconteceu? Embriagou-se com a conquista da SEGUNDONA?