10 de abr. de 2007

VIVA A VADIAGEM

Aprendi quando cursava a faculdade de direito que o Brasil é um país laico, ou seja, um Estado que não possui uma religião oficial. Ao saber disso, estranhei muito o feriado nacional de 12 de outubro quando é celebrado o Dia de Nossa Senhora de Aparecida, isso sem falar nos outros feriados católicos. Lembro de ter perguntado ao professor o porque da data, recebendo como resposta apenas uma desconversa sobre a sedimentação de um costume popular, blá...blá...blá, etc. Achei melhor esquecer o assunto, mesmo porque estava evidente que não obteria uma resposta decente.
O tempo passou e hoje, dia 10 de abril de 2007, li na internet que o Vaticano pretende canonizar o frei franciscano Antonio de Sant'Anna Galvão, conhecido apenas como Frei Galvão, no próximo dia 11 de maio, tornando-o o primeiro santo nascido brasileiro.
O grande problema disso tudo é que o Senado Federal aprovou recentemente a criação do Feriado Nacional do Dia de Frei Galvão, que será comemorado no mesmo dia de sua canonização, ou seja, 11 de maio.
Eu que há muito tempo já questionava a contradição de haver diversos feriados eminentemente católicos num país laico, finalmente consegui entender a situação. A verdade pura e simples é que, ainda que esteja impregnado de influência católica, o Brasil é sim um país laico, sem religião oficial. O detalhe que eu não levei em conta é que a nossa brava gente brasileira - seja ela católica, protestante, espirita ou budista - não passa de uma trupe de vagabundos preguiçosos, que odeia trabalhar e sempre vai ser simpática à criação de feriados nacionais, sejam eles de cunho religioso ou não.
Definitivamente, tenho certeza que nasci no país errado.

3 comentários:

Anônimo disse...

E eu tenho cada dia mais certeza que nasci no pais certo rsrsrs.
Pra dizer a verdade, tenho um projeto de lei, onde todas as Quartas Feiras serão feriados. Assim, segunda feira seria sempre antevéspera de feriado, o que me da à sensação de: "vamos beber pq amanhã já é terça" Terça é dia de beber, pois Quarta ninguém trabalha. Quarta bebemos pq é feriado. Quinta Babemos pq já é final de semana e é o dia universal das festas universitárias. Sexta bebe-se pq é o dia internacional da cerveja. Sábado, Alegria!!! E finalmente Domingo churrasco... Fora os feriados no meio da semana... Eita projeto Bão!!!

Anônimo disse...

Vexame: São Paulo 1 X 4 São Caetano.....Misericórdia....

Anônimo disse...

A principal característica dos São Paulinos é esta: Só aparecem quando o time ganha, na vitória falam muito, se mostram, esnobam os adversários, mas nas derrotas se escondem covardemente e não têm coragem nem de aparecer. Parabéns Lestat, seu time merece todo respeito mesmo.
Suil