
Muito tem se falado sobre os problemas que a realização das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro pode causar. Várias pessoas, brasileiros até, vinham defendendo que Madrid seria a melhor escolha por já possuir estrutura adequada, enquanto que o Rio necessitará de enorme investimento em obras. Especificamente quanto a esse aspecto do investimento, vi muitas críticas e temores com relação à competência e a honestidade do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Uma grande quantidade de brasileiros argumenta que a realização das grandiosas obras será ótima oportunidade para políticos corruptos se locupletarem com desvios de verbas e superfaturamentos.
Não nego razão aos críticos e temerosos, mas agora não há mais o que reclamar. O Rio foi eleito cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e vai ter que se preparar pra isso, com todas as obras, investimentos e adaptações necessárias. Então, cabe a nós, cidadãos de bem, fiscalizar e denunciar quaisquer irregularidades.
A minha única dúvida é: se conseguirmos eliminar o fator corrupção, no que eu acredito piamente, o Brasil realmente tem condições pra se preparar e realizar a Olimpíada?